Uncategorized
5 coisas que você precisa saber sobre a apneia do sono

5 coisas que você precisa saber sobre a apneia do sono

A apneia do sono, conhecida na Medicina como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica que caracteriza-se pela interrupção da respiração pelo nariz e/ou boca durante o sono e afeta entre 5-10% da população adulta mundial.

Apesar de fazer parte da vida de um grande número de pessoas, muitas vezes o distúrbio é ignorado e não recebe diagnóstico. Por isso, é comum que o paciente sofra diversas complicações ou doenças associadas, como, insuficiência e arritmia cardíacas, diabetes e, até mesmo, depressão.

Já falamos sobre o assunto aqui no blog e, nesse post, vamos conferir mais alguns fatos complementares que você precisa saber sobre o assunto.

1- Existem, basicamente, três tipos distintos de apneia do sono

São eles apneia central, obstrutiva e mista.

  • Apneia central: a pessoa não faz qualquer esforço pra respirar e, dessa forma, não ocorre entrada nem saída de ar nos pulmões;
  • Apneia obstrutiva: a pessoa se esforça para respirar, porém não consegue pois alguma área da via aérea se encontra obstruída;
  • Apneia mista: a pessoa, em um mesmo episódio de apneia, enfrenta as duas situações descritas acima (ora não esforça-se para respirar, ora não consegue devido à obstrução).

2- A apneia configura-se pela interrupção da respiração por, pelo menos, 10 segundos

Esse é o tempo definido como apneia, e a sua ocorrência em excesso, e consequente baixa de oxigenação, leva o corpo a ter reações compensatórias como palpitações cardíacas e asfixia.

3- Nem todas as pessoas que roncam tem apneia do sono

Apesar de ser o sintoma mais comum de apneia, nem todo ronco significa a existência da síndrome. Por isso, antes de chegar a qualquer conclusão, é necessário realizar a polissonografia, exame capaz de identificar a doença.

4- Há diferentes tipos de procedimentos não-cirúrgicos para tratar o distúrbio

Após diagnosticada a apneia, o médico irá orientar o paciente quanto à melhor forma de tratamento para seu caso específico. Entre as formas disponíveis, estão:

  • Terapia comportamental: É recomendada uma mudança de hábito por parte do paciente. Pode-se incluir perda de peso, diminuição do consumo de álcool e cigarros, regulação do horário e posição de dormir e etc;
  • Dispositivo CPAP: Uso de um dispositivo de ventilação contínua durante o sono que, através de uma máscara, aplica à via aérea do paciente uma pressão constante que desobstrui a garganta;
  • Aparelho Intraoral: É utilizado nos casos em que há diminuição da coluna de ar na garganta, associada a uma mandíbula retraída.

5- Em alguns casos, há necessidade de intervenção cirúrgica

Existem diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento da Apneia do Sono. Cabe ao seu médico uma avaliação precisa para que a indicação seja correta.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp