Uncategorized

5 riscos da respiração bucal

A respiração é um ato natural, em que o oxigênio é inalado para que todo o organismo tenha pleno funcionamento. Porém, essa ação pode ser feita de forma incorreta, pela boca, o que pode acarretar em problemas para a saúde.

Confira a seguir alguns dos principais riscos da respiração bucal

1. Problemas no sistema respiratório

Ao não passar pelo filtro nasal, o ar que entra no corpo pela boca carrega consigo uma série de impurezas que são levadas diretamente ao pulmão, passando por todo o sistema respiratório.

Dessa forma, a ocorrência de problemas respiratórios é muito maior em pessoas que respiram pela boca ao invés do nariz.

2. Alterações no formato da face

Um dos problemas que podem ser causados por esse tipo de respiração, especialmente em crianças, é o crescimento de maneira inadequada dos ossos da face. Isso acontece porque as forças geradas pela respiração feita pela boca empurram as estruturas ósseas, fazendo com que não se direcionem da maneira correta.

3. Problemas na formação dentária

Assim como as alterações na formação da face, os problemas na estrutura dentária são comuns em crianças que respiram pela boca, pois as forças de crescimento são alteradas por esse ato.

Isso faz com que a grande maioria das pessoas que respiram pela boca desde a infância necessite, posteriormente, do uso de aparelhos odontológicos para a correção dessa formação inadequada da dentição.

4. Ronco e apneia do sono

O ronco e a apneia do sono são 2 problemas bastante comuns entre as pessoas que praticam a respiração pela boca, pois existem alterações anatômicas que levam à obstrução respiratória.

5. Cansaço frequente

Outro problema é um cansaço constante, pois, durante o dia, a respiração pode se tornar ofegante e desconfortável, o que faz com que se torne um ato cansativo. Já, durante a noite, a respiração pela boca pode provocar um sono muito ruim ou agitado, de forma que o corpo não se sinta completamente descansado.

Assim, a respiração pela boca é a principal causa de cansaço excessivo, aparentemente sem explicação, mas ligado diretamente a esse modo incorreto de se respirar.

Todas essas consequências fazem com que seja muito importante uma correção no modo de respirar, devendo ser buscada ajuda médica para que a respiração bucal não chegue a causar problemas tão graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp