Catarro frequente deve ser investigado
O catarro ou muco é produzido diariamente pelo nosso corpo como forma de eliminar microrganismos e sujeiras que entram pelo nariz. Tudo que é diferente do ar fica preso nesse muco, que pode ser eliminado ao espirrar ou quando assoamos o nariz.
Apesar disso, não é normal estar o tempo todo com catarro. Inclusive, pode ser um sinal de que você está com alguma gripe ou resfriado. O natural é que o corpo produza em média 1,5 litros de muco diariamente.
Qualquer aumento na produção de muco deve ser investigado. Isso pode estar ocorrendo pelo fato de haver algum problema de saúde, ou mesmo algum fator ambiental específico. Nesse caso, é preciso analisar, não apenas a quantidade, mas cor, odor e fatores que causam melhora ou piora.
Causas comuns para aumento do catarro
Na grande maioria dos casos, o aumento da quantidade de muco produzido não indica nada grave e pode ser resolvido facilmente, com pequenas mudanças de hábito ou com o uso de medicamentos.
As causas mais comuns para o aumento na produção de catarro são:
- Alergias, como a rinite: devido a irritação nasal, o corpo produz mais muco, na tentativa de barrar a substância que está causando esse problema;
- Cigarro: a fumaça irrita o nariz e a garganta, aumentando a produção de catarro;
- Álcool: assim como o cigarro, irrita a garganta e o nariz;
- Consumo excessivo de cafeína;
- Determinados alimentos como derivados do leito;
- Uso de vasoconstritor nasal;
- Sinusite;
- Gripes e resfriados.
O que fazer para evitar o muco frequente?
Uma pergunta que talvez passe pela sua cabeça é: “posso evitar que meu corpo aumente a produção de muco?”. Pois a resposta é sim.
O ideal é evitar os fatores que desencadeiam a produção excessiva de muco, assim como fazer uso de solução fisiológica frequentemente no nariz.
Catarro tem sintomas?
A localização em que ele se encontra é, geralmente, o que vai determinar os sintomas. No nariz, o principal sintoma é a coriza e a obstrução nasal. Já na garganta, o sintoma mais comum de catarro é a sensação de que tem algo preso em sua garganta, além da necessidade de pigarrear ou tossir. Algumas pessoas sentem, além disso, dor ou irritação na garganta.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.