Uncategorized
Como é o pós-operatório da septoplastia?

Como é o pós-operatório da septoplastia?

O desvio de septo é um problema bastante comum que pode atingir um grande número de pessoas, e é tratado com a septoplastia, um procedimento que melhora muito a qualidade da respiração nasal.

O septo é uma região do nariz formado por osso e cartilagem e coberta pela mucosa. Durante o seu desenvolvimento pode haver um desvio na sua estrutura, tornando-se mais inclinado à direita ou à esquerda, o que leva a obstrução nasal e pode ocorrer uma certa dificuldade de respiração. Esse desvio pode ocorrer também após algum trauma, mesmo depois da formação completa da face.

Assim, para a sua correção, é feita a septoplastia, uma cirurgia que permite que a parede do septo seja centralizada, possibilitando, assim, a passagem de ar de maneira uniforme em ambos os lados das narinas. A cirurgia geralmente é feita com anestesia geral e internação de cerca de 24 horas.

Como qualquer cirurgia, alguns cuidados pós-operatórios devem ser observados para que se possa garantir uma recuperação total após o procedimento, minimizando os riscos de problemas posteriores.

Cuidados pós-operatórios da septoplastia

Deve-se evitar alimentos quentes e pesados no pós operatório, sendo o restante da dieta livre.

A limpeza do nariz também é um cuidado muito importante, devendo ser feita da maneira indicada pelo médico, geralmente com o uso de soro nasal. Não se deve inserir qualquer tipo de objeto estranho na narina para limpá-la, pois isso pode causar sangramentos.

As atividades leves, como caminhadas e pequenos exercícios, podem ser retomadas de maneira gradual após 2 ou 3 semanas, enquanto as atividades mais pesadas não devem ser feitas até liberação médica.

Sinais de alerta no pós-operatório da septoplastia

Assim como os cuidados são importantes para a recuperação, é preciso se atentar a alguns sinais que podem indicar problemas após a realização da cirurgia.

Os principais sintomas que podem indicar algum problema na recuperação da septoplastia são febre alta e contínua, sangramento nasal recorrente ou persistente e dor intensa com presença de secreções. Assim que identificado qualquer desses sinais, o médico deve ser imediatamente contactado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp