Uncategorized

Entenda quando a cirurgia é indicada para o tratamento da sinusite

A sinusite, inflamação da mucosa dos seios ou das cavidades paranasais, é uma patologia que atinge, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), entre 15% e 20% de pessoas em todo o mundo. É um problema muito comum e que possui sintomas extremamente incômodos.

A inflamação dos seios da face pode ser classificada como aguda ou crônica, distinguindo-se pela frequência em que aparecem. A aguda tem a duração de até um mês, enquanto a crônica pode ultrapassar três meses e ser recorrente. Ela está, geralmente, associada a gripes, resfriados e rinites.
Pode ser causada por agentes alérgicos, como pólen, ácaro e fumaça, e por fatores infecciosos, como vírus e bactérias. A verificação da causa é importante porque é por ela que o médico irá definir o tratamento.

Sintomas da sinusite

Os sintomas da sinusite são extremamente incômodos, sendo que o principal deles é a mudança na cor e na espessura da secreção nasal. A obstrução das vias respiratórias causa de dor de cabeça e por toda a face, além da dificuldade de respiração. Também são sintomas da inflamação dos seios da face:

  • sensação de rosto pesado;
  • secreção nasal;
  • obstrução nasal;
  • tosse;
  • febre;
  • paladar e olfato prejudicados.

Tratamento da doença

O tratamento é feito com o objetivo de aliviar os sintomas e, também, de cessar a inflamação. Para isso, são utilizados medicamentos como corticoides, descongestionantes e antibióticos. Mas há casos em que o tratamento medicamentoso não surte efeito, então é preciso recorrer à cirurgia.

Cirurgia como solução

O procedimento cirúrgico é recomendado, geralmente, para pacientes com quadro de sinusites crônica, de repetição, polipose nasal e até em casos de tumores nasais.

Há algumas opções de cirurgias para o tratamento da inflamação dos seios da face. Elas consistem nas cirurgias endoscópicas minimamente invasivas.

O procedimento cirúrgico visa a desobstruir as vias paranasais, fazendo com que as secreções sejam drenadas. Com os seios paranasais livres, o medicamento tópico exerce sua função no auxílio do tratamento da inflamação.

Não é preciso ter receio desses tipos de cirurgia, pois eles são realizados com anestesia e não são feitas incisões externas. Por serem minimamente invasivos, esses procedimentos permitem que o paciente tenha alta no mesmo dia, em muitos casos.

A sinusite é uma patologia relativamente simples, mas, se não diagnosticada e tratada, pode levar a complicações mais graves, como infecções nos olhos, meningite e abscessos oculares e cerebrais. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar via Whatsapp