Uncategorized
Espirro frequente deve ser investigado

Espirro frequente deve ser investigado

Espirrar é algo normal. O espirro é a forma como o corpo expulsa qualquer substância estranha que tenha invadido o organismo e entrado em contato com seu nariz, ou quando é preciso limpar as vias nasais, colocando para fora algo que não deveria estar ali.

Essa situação acontece de forma involuntária, pois o nariz tem como principal função limpar o ar quando você respira. Então quando qualquer partícula, sujeira, bactéria ou vírus irritam a garganta ou o nariz é natural que você espirre.

Apesar disso, o mais comum é espirrar duas a três vezes e de forma não muito frequente, apenas para limpar as vias nasais. Quando o espirro ocorre de forma frequente é porque algo está irritando constantemente os cílios da cavidade nasal. Ou seja, indica um quadro inflamatório.

Doenças que causam espirros

Apesar de fazer parte da forma de limpar as vias respiratórias, o espirro pode ocorrer por outros motivos, ligados a doenças como:

  • Gripes;
  • Resfriados;
  • Alergias.

No caso de gripes e resfriados é comum que haja bastante coriza, febre, irritação nos olhos e outros sintomas ligados à doença. Assim que você sara os espirros desaparecem.

Já o quadro alérgico é um pouco mais incômodo. Você começa a espirrar constantemente assim que entra em contato com uma substância alergênica que pode ser o pó caseiro, alguns perfumes, pólen, fumaça e caspa ou pelos de animais.

Quando procurar o médico?

Como você leu no começo desse texto, um espirro não é sinal de problema. Você deve se preocupar apenas quando isso ocorre de forma frequente a ponto de atrapalhar sua rotina e você ter que estar sempre com um lenço em mãos.

Se for uma gripe mais forte, a visita ao médico pode ser útil para que ele recomende medicamentos que diminuem a coriza e os efeitos causados pelo vírus (como a irritação ou inflamação do nariz e da garganta).

Agora os quadros alérgicos exigem atenção maior. Além de usar medicamentos, será necessário adotar algumas mudanças em sua rotina. Uma visita ao médico ajuda a determinar ao que exatamente você tem alergia e o que pode fazer para evitar os espirros frequentes.

O medicamento deve ser usado durante as crises, ou prevenindo-as, mas é provável que você receba algumas outras recomendações como:

  • Evitar usar cortinas na casa.
  • Manter o ambiente sempre limpo, usando aspirador de pó e um pano levemente úmido para finalizar a limpeza. Evitar varrer.
  • Evitar o contato com animais domésticos
  • Trocar lençóis e roupas de cama com certa frequência.
  • Evitar cobertores e cobertas que soltem fiapos ou pelos.
  • Evitar contato com determinados perfumes.

Quem tem alergia ao pólen irá sofrer mais durante a primavera; ainda assim, procure seu médico para amenizar as crises de rinite.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp