Uncategorized
Perda auditiva: o que pode ser?

Perda auditiva: o que pode ser?

Pode não parecer, mas a perda de audição é mais comum do que imaginamos e acontece quando uma pessoa não consegue ouvir mais corretamente, seja de um ou dos dois ouvidos. Existem três principais causas, o acúmulo de cera, o envelhecimento e a exposição constante a altos ruídos.

É válido informar que a maioria das pessoas perde um pouco da audição ao longo dos anos, especialmente em idade mais avançada, o que é uma consequência natural do envelhecimento. Sendo assim, algumas células auditivas já apresentam sinais de degradação, a partir dos 30-40 anos, que progride com o tempo.

Porém, quando a perda auditiva acontece muito cedo nas pessoas, e de forma brusca, há algo errado. Para você saber se o seu caso é grave ou incomum, sugerimos que marque um médico imediatamente.

O que pode causar perda auditiva?

Existem diversas causas para a perda de audição, além do avanço da idade, entre elas estão o acúmulo de cera no ouvido, infecções, tímpano perfurado, danos no ouvido interno ou nas vias nervosas, entre outros.

Além disso, uma causa muito inesperada e comum, é a intensa exposição a altos ruídos, sejam eles ocasionados por motor, uso de armas de fogo, músicas, concertos, clubes noturnos, uso de fones de ouvido. Isso acontece porque as células nervosas da cóclea, responsável por levar sinais do som ao cérebro, são danificados.

Causas como explosões, barulhos altos repentinos, mudanças bruscas de pressão, e o fato de cutucar o ouvido com objetos são fatores que podem causar a perfuração da membrana timpânica e, com isso, prejudicar a audição. A perda auditiva pode, também, ser hereditária.

Outra causa frequente da perda auditiva é o bloqueio por cera do ouvido, que impede a condução das ondas sonoras. Por isso, é sempre importante ir a um otorrinolaringologista fazer uma limpeza ou lavagem da cera, quando necessário.

Algumas doenças também ocasionam a perda de audição, como:

  • Sarampo
  • Meningite
  • Caxumba

Ademais, algumas medicações também causam danos ao aparato auditivo, como antibióticos, drogas de quimioterapia, remédios contra malária, diuréticos e grandes doses de aspirina.

Quando devo procurar um médico?

É importante procurar um médico, quando:

  • Você não consegue entender direito que os outros falam
  • Precisa aumentar o volume da televisão com frequência ou assiste televisão com volume muito alto
  • Não consegue ouvir direito pelo celular
  • Não entende bem quando duas pessoas falam ao mesmo tempo.

A perda de audição pode vir acompanhada de zumbidos no ouvido, tontura, vertigem, dores de cabeça e um histórico de problemas auriculares e de casos na família.

Formas de prevenção

Para evitar que você entre na estatística de perda de audição, é preciso não ficar em ambientes barulhentos e não ouvir música muito alta, especialmente em fones de ouvidos. Caso você trabalhe em ambientes com muitos ruídos, é importante usar as proteções indicadas todos os dias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp