Uncategorized
Pregas vocais: quais os diferentes tipos de lesão e qual o tratamento?

Pregas vocais: quais os diferentes tipos de lesão e qual o tratamento?

As pregas vocais trabalham todos os dias e quase o tempo todo, o que as expõe ao risco de lesões. Dessa forma, existem as lesões benignas ou fonotraumáticas, que se referem a alterações não cancerosas, ou seja, benignas, ao longo da cobertura da prega vocal.

Essas lesões são as maiores causadoras de problemas de voz, e, geralmente, são caracterizadas por nódulos, pólipos e cistos.

Na maioria dos casos, as lesões são causadas por diversos fatores, entre eles: falar exageradamente ou de forma traumática, em altos volumes e frequências, gritos agudos ou forçar a voz durante o período de doenças, como gripes.

Nódulos vocais

Os nódulos vocais são conhecidos como calos da prega vocal e podem aparecer em qualquer ponto da corda vocal, mas é mais comum que apareçam no terço anterior.

O melhor tratamento para nódulos vocais fonoterapia e reeducação vocal. Em casos selecionados, procede-se à cirurgia.

Pólipo das cordas vocais

Os pólipos das cordas vocais são resultado de uma lesão aguda em uma das cordas vocais, ou agravamento de um nódulo pré existente. Eles acontecem, por exemplo, quando gritamos bem alto em um show ou jogo de futebol, além de várias outras situações de mal uso frequente da voz.

Os pólipos não parecem sérios de início, mas podem causar grandes variedades de perturbações vocais. Como tratamento, geralmente, é recomendado fazer terapia e cirurgia.

Cisto de cordas vocais

Cistos podem estar localizado em qualquer lugar da prega vocal e, assim como os nódulos, têm tamanhos e graus diferentes, o que causa rouquidão por deficiente vibração das cordas vocais. Para tratar esse problema, pode ser necessário cirurgia, seguida por fonoterapia.

Quais os sintomas das lesões nas pregas vocais?

As lesões nas pregas vocais apresentam sintomas parecidos e os primeiros sintomas são a mudança na voz e rouquidão persistente.

Os outros sintomas são:

  • Fadiga
  • Voz rouca
  • Dificuldade para começar a falar
  • Voz baixa
  • Tom grave
  • Quebra de voz nas primeiras sentenças
  • Maior esforço para falar ou cantar
  • Pigarro frequente.

Durante o período da lesão, os sintomas podem aumentar ou diminuir, mas não somem. Problemas como refluxo, alergias, efeitos de medicação de uso habitual, e desequilíbrios hormonais também podem estar associados a condição.

Como é feito o diagnóstico?

Primeiramente, se você sentir qualquer desses sintomas, é preciso procurar um otorrinolaringologista. Assim, durante a consulta, é preciso explicar a situação, e depois, o médico irá realizar um exame das cordas vocais, usando a laringoscopia rígida.

Também é possível solicitar um segundo exame, após tratamento inicial, para permitir o otorrinolaringologista valiar se houve alguma mudança nas cordas vocais.

Como é feito o tratamento?

​Existem diversas opções de tratamento comuns para as lesões nas pregas vocais, que são: repouso vocal, terapia de voz, fonomicrocirurgia.

É importante lembrar que o tratamento bem sucedido e adequado é individualizado e inclui a consideração das necessidades do paciente e do julgamento clínico do otorrinolaringologista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp