
Refluxo laringofaríngeo: sintomas, causas e tratamentos
O refluxo é um problema bem comum. Muitas pessoas costumam passar por certo desconforto causado após a alimentação, por conta dessa ação dentro do organismo. Isso ocorre quando um conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago, causando lesões no mesmo, e pode se estender até a via aérea. Portanto, é preciso entender os sintomas, as causas e os tratamentos para o refluxo laringofaríngeo.
Antes de tudo, é preciso entender os 2 tipos de refluxos normalmente encontrados. O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.
Os sintomas do refluxo laringofaríngeo
Em ambos os tipos de refluxo os sintomas são parecidos. Pessoas com esses quadros podem experimentar azia, desconforto, queimação e regurgitações na área do estômago. Se o caminho perseguir até a via aérea, os sintomas passam a incluir:
- rouquidão;
- pigarro;
- queimação, irritação e secura na garganta;
- tosse frequente, que pode ser pior ao dormir ou ao acordar.
Em casos mais sérios, podem surgir alguns problemas respiratórios.
As causas do refluxo laringofaríngeo
O refluxo é um problema que pode atingir pessoas de todas as idades, com causas bem semelhantes. No caso dos bebês, eles podem sentir o refluxo por conta da imaturidade dos esfíncteres do esôfago. Esse problema se resolve com o tempo e o desenvolvimento completo.
Em outras pessoas, as causas do refluxo giram em torno dos hábitos de vida que podem não ser os ideais. Por exemplo, obesidade, alimentação inadequada, estresse, uso de drogas e álcool, além de certos remédios. Existem também certas causas anatômicas para o refluxo, como a hérnia de hiato e contrações anormais na região do esôfago.
Tratamento do refluxo
O diagnóstico do refluxo é bem simples. Um otorrinolaringologista pode pedir uma sequência de exames para confirmar a suspeita, mas o quadro normalmente é bem fácil de diagnosticar. Felizmente, o tratamento clínico também costuma ser bem eficiente.
A maneira mais simples de tratar o problema é através da mudança nos hábitos alimentares, podendo ser combinado com o uso de certos medicamentos, como antiácidos, para ajudar a controlar ainda mais os sintomas.
Algumas das melhores práticas para o controle do refluxo laringofaríngeo envolvem:
- evitar álcool e cigarro;
- consumir pequenas refeições durante o dia, com calma e mastigando bem;
- evitar comer 2 horas antes de deitar;
- ter um controle do peso mais rigoroso;
- usar roupas mais leves;
- procurar cortar ou diminuir o consumo de: cafeína, refrigerante, chocolate, massas e alimentos gordurosos.
Essas medidas, combinadas com o remédio recomendado pelo otorrinolaringologista, devem eliminar os sintomas. Por outro lado, caso haja uma persistência ou uma situação crônica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, em casos selecionados.
O refluxo laringofaríngeo é um problema bem incômodo, que, se deixado de lado, pode ter consequências relativamente graves. Portanto, fique atento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.
Olá. Muito boa a explicação sobre esse problema. Estou fazendo um tratamento de 3 meses com os medicamentos que meu otorrinolaringologista receitou. Já faz 1 mês de tratamento, mas a sensação de bolo na garganta não passou, melhorou um pouco apenas. Quanto tempo esse sintoma deixa de existir?
Olá Lucas, tudo bem?
Existem algumas variáveis a serem consideradas, como outros problemas associados na laringe, outras causas inflamatórias da via respiratória, modo de usar medicação, verificar se vc está fazendo a dieta correta, etc.
Em geral, num contexto ideal, dentro do primeiro mês os sintomas já deveriam estar bem melhores. De qualquer maneira, se ainda estiver te incomodando, vale a pena um contato com seu médico para checar se está indo tudo bem.
Abraço,
Amim
olá, como esta o tratamento? pergunto pq faz 15 dias q estou tomando medicação e notei pouca direfença, se puder compartilhar a tua situação, valeu
Tive o diagnóstico recente e comecei a fazer o tratamento. Tenho uma saliva muito grossa com pigarro na garganta e crises de tosse, principalmente ao deitar, acordar e quando pratico alguma atividade física aeróbica.
Oi Renildo, tudo bem?
me parece que hidratar bastante poderia te ajudar. Mantendo os sintomas, vale a pena um avaliaçao
Abr
Amim
Dr. Gostaria de saber se isso Tomás do refluxo laringo faringeo e com ogasteoou otorrino. Estou com um muco a quatro meses já fiz uso de algumas medicações mas pessistem os sintomas. É um muco claro que me incomoda muito. Pigarro e etc.. Me oriente.por favor.grata
Bom dia Rita, tudo bem?
Se você já se consultou, usou os medicamentos, mas os sintomas persistem, te oriento a retornar ao seu médico para uma reavaliação. Existem diagnósticos diferenciais que devem ser considerados. Além disso, devem ser avaliados motivos para falha terapêutica.
Abraço,
Amim
Oi estou tratando ha nove meses e não melhorei, fisso exame e deu refluxo e tbm sinuzite que escorre para garganta ai junta os dois fisso tratamento do sinuzite tbm e não melhorou nada
Oi Jean, tudo bem?
Pra saber exatamente o que vc tem, precisaríamos fazer um exame clínico e talvez até uns exames complementares. Você já retornou no seu médico?
Abs
Ola estou com esse priblema de refluxo ja tem 1 ano e uns meses e sinto um gosto amargo terrrivel que me da muito mal halito , muco claro e o pigarro da garganta ja fiz diversos exames e os medicos ja me passaram diversos remedio que nao ajudam em nada . to cansada disso minha vida ta muito abalada to me isolando por conta do mal halito . queria saber o remedio eficiente para acaba com essa tortura
Olá Carol, como vai?
Halitose tem várias causas, sendo a mais comum problemas dentários e gengivais. Você já foi num dentista?
Depois, temos que avaliar se tem problemas de garganta e nasais, que também podem gerar tal sintoma.
Não é comum o refluxo estar associado com halitose nesse nível. Vale a pena rever esse diagnóstico, talvez.
O CFM proíbe de passar remédio sem uma consulta formal. O tratamento definitivo pode, inclusive, nem ser medicamentoso.
ATT
Tambem estou na mesma situacao dela nao sei mais o que fazer
Boa noite me chamo Deusdete , deu refluxo faringolaringeo estou tomando dexlasoprazol e domperidona já tem uns 10 dias mudei minha alimentação e não vi nenhuma melhora certo que o tratamento é 60 dias , mais dessese 10 dias eu piorei tenho crise de tosse e chego a ficar com falta de ar cansando, e se eu não tussa atrapalha eu respirar
Olá Deusdete!
Você precisa comunicar isso ao seu médico para manejar melhor.
Abs
Qual medicação trata o refluxo laringofageo é o mesmo quê gastroesofágico? Quer dizer os mesmos prazois?
Bom dia Severino, tudo bem?
Os “prazois” são medicamentos usados no tratamento do refluxo laringofaríngeo sim. As doses geralmente são maiores, no entanto.
abs
Olá dr. Estou sofrendo de refluxo faringo laringeo mas n estou fazendo tratamento pq estou amamentando. Teria algum medicamento q eu poderia usar nessa situação? Estou me sentindo muito mal, pois a dieta n está me trazendo melhoras e como estou amamentando fica mais difícil ainda p mim.
Bom dia Anaildes!
O CFM proíbe de passar medicamentos sem uma consulta médica.
Recomendo que procure um atendimento com seu médico.
ATT
Passei no médico otorrinolaringologia ele me pediu uma ultrassonografia e disse tava com mucosa e muita secreção na laringe e o bolo na garganta me passou uma fórmula p eu tomar mas continuo com o bolo na garganta de vez encontro mas as vezes esqueço de tomar será que e isso o tratamento e por 45dias
Oi Cida, tudo bem?
O tratamento correto deve ser feito, e isso inclui não falhar o medicamento e usar as medidas alimentares prescritas.
Fazendo o tratamento correto sem melhora após 60 dias, vale a pena uma nova avaliação.
Amim
Olá doutor quero saber eu tenho refluxo noturno e minha garganta quase fecha pq geralmente ela e bem inchada e costumo mi engasga com a própria saliva já que salivo muito principalmente a noite quando estou dormindo além deu baba demais meu travesseiro amanhece molhado e tbem ronco de mas pq diminui minha respiração durante a noite. O que faço para melhora esses sintomas e como trata.
O melhor jeito de saber se você tem ou não refluxo é passando por uma consulta médica, onde o otorrino vai te examinar e pedir exames complementares.
O tratamento, em geral, é com medidas de cuidados alimentares e medicamentos.
Abs
Olá! Estava almoçando normalmente, quando engasguei com alimento sólido (carne). No momento tossi muito, a voz ficou falha, mas alguns segundos já havia passado. Ocorre que depois desse episódio, minha garganta ficou com pontos vermelhos, dolorida e uma sensação de que há algo parado nela. Isso seria consequência desse engasgo ocorrido?
Abraço
Olá Elaine, tudo bem?
Muito provavelmente sim! Quando engasgamos pode acontecer de ter esses sintomas por algum tempo, algumas horas principalmente.
Se o problema persistir por alguns dias, vale a pena avaliar com um otorrino.
ABs
Quem tem refluxo tem rinite junto? Digeplus serve para o bolo na garganta?
Maira, como vai?
São doenças diferentes. Não tem associação entre si. No entanto, podem estar presentes num mesmo paciente.
Abs
Olá, há um mês venho tendo saias, sensação de estômago enxado, e algumas dificuldades para respirar (respiração pesada), que só alivia depois que arroto. Os arrotos se tornaram mais frequentes. Pra dormir é muito ruim, a respiração dificulta e o nariz entope (sem estar gripado).. quando acordo é com a boca seca por respirar pela boca. A sensação é como se tivesse gases fazendo pressão no peito, fazendo bolo na garganta e impedindo do ar chegar aos pulmões. Pode ser algum tipo de refluxo?
Olá Paulo,
Você descreve sintomas de refluxo, e sintomas que não são de refluxo.
Então, sim, pode estar presente, no entanto vale a pena uma avaliação individualizada.
ATT
Amim
Eu já tenho o diagnóstico do refluxo…fiz o tratamento por um tempo, mas ultimamente está voltando os sintomas…me preocupa muito pois sinto a sensação de bolo acompanhado de dor isso de um lado só dá garganta! A noite piora muito!
Olá Vitória, tudo bem?
Provavelmente você vai precisar retomar o tratamento. Procure o seu médico e converse sobre isso.
Abraço,
Amim
Tenho sensação de garganta seca e arroto muito, pode ser refluxo?
Olá Jakson, como vai?
O excesso de arrotos pode estar presente na doença do refluxo sim. A garganta seca pode ter mais relação com hidratação ou respiração pela boca.
Abraço
Dr sinto estufamento e rigidez na garganta e tosse seca , esse sintomas são de refluxo laringofaríngeo? Já fazem 5 meses que estou sentido isso.
São sintomas inespecíficos. Podem estar presentes em pacientes com refluxo. Mas não dá pra falar que é ou não somente com esses dados. Recomendo fazer uma avaliação presencial com otorrino.
ATT
Bom dia, tenho este tipo de refluxo devido à tireoidectomia e lesão do nervo vago, o que paralisou a prega vocal do lado direito. Há solução ou alguma prática para aliviar e dissolver o muco, que não seja medicamento?
Olá, Liliam.
São coisas diferentes. Uma coisa é vc ter sintomas por causa da lesão do nervo, outra coisa é ter refluxo.
Os dois podem estar presentes ao mesmo tempo, mas são diferentes.
Uma boa estratégia é hidratação, outra pode ser fazer fono.
Além disso, existem tratamentos cirúrgicos para o problema.
Att
Amim
Ola,estou fazendo reeducação alimentar,a 1 mês e meio,diminuindo a quantidade de alimentos e fazendo algumas substituições de alimentos. Porém estou fazendo uso de medicação para controlar o apetite neste primeiro momento.
Minha alimentação neste período tem sido verduras, legumes, carnes magras,zero açúcar…porem tenho percebido durante 10 dias que estou com a sensação de estar com um no na garganta.( geralmente quando estou deitada).
Olá, Savana!
Uma dica que te dou é evitar deitar logo após as refeições. Espere cerca de 2 horas.
Se permanecerem os sintomas, consulte um otorrino da sua confiança.
ATT
Posso tomar esomeprazol para Refluxo por mais de 8 semanas? Qdo devo associar o domperidona?
Oi Jovana, como vai?
Alguns pacientes podem fazer uso de medicamentos pra diminuir a acidez, como o esomeprazol, por mais de 8 semanas.
No entanto, essa é uma questão que deve ser avaliada baseada em sintomas, história colhida, doenças associadas, resultados de exames…
Enfim, somente numa consulta médica essas questões podem ser respondidas caso a caso.
ATT
Boa noite..tenho
Boca amarga ao acordar tambem é um sintoma?
Olá Vagner!
Pode sim.
Abs
Estou fazendo um tratamento a alguns dias e o médico disse que eu tinha isso, mas no caso ele é um alergologista e me receitou vacinas para aumentar a minha imunidade, ele mesmo não sendo um otorrino ele pode me receitar um tratamento?
Olá Amarildo, como vai?
Médicos não especialistas, mas com conhecimento sobre o tema podem sim prescrever.
A vacina, em geral, é um tratamento para quadros alérgicos.
Você pode verificar com ele no seu retorno.
Abraço