Uncategorized

Refluxo laringofaríngeo: sintomas, causas e tratamentos

O refluxo é um problema bem comum. Muitas pessoas costumam passar por certo desconforto causado após a alimentação, por conta dessa ação dentro do organismo. Isso ocorre quando um conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago, causando lesões no mesmo, e pode se estender até a via aérea. Portanto, é preciso entender os sintomas, as causas e os tratamentos para o refluxo laringofaríngeo.

Antes de tudo, é preciso entender os 2 tipos de refluxos normalmente encontrados. O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.

Os sintomas do refluxo laringofaríngeo

Em ambos os tipos de refluxo os sintomas são parecidos. Pessoas com esses quadros podem experimentar azia, desconforto, queimação e regurgitações na área do estômago. Se o caminho perseguir até a via aérea, os sintomas passam a incluir:

  • rouquidão;
  • pigarro;
  • queimação, irritação e secura na garganta;
  • tosse frequente, que pode ser pior ao dormir ou ao acordar.

Em casos mais sérios, podem surgir alguns problemas respiratórios.

As causas do refluxo laringofaríngeo

O refluxo é um problema que pode atingir pessoas de todas as idades, com causas bem semelhantes. No caso dos bebês, eles podem sentir o refluxo por conta da imaturidade dos esfíncteres do esôfago. Esse problema se resolve com o tempo e o desenvolvimento completo.

Em outras pessoas, as causas do refluxo giram em torno dos hábitos de vida que podem não ser os ideais. Por exemplo, obesidade, alimentação inadequada, estresse, uso de drogas e álcool, além de certos remédios. Existem também certas causas anatômicas para o refluxo, como a hérnia de hiato e contrações anormais na região do esôfago.

Tratamento do refluxo

O diagnóstico do refluxo é bem simples. Um otorrinolaringologista pode pedir uma sequência de exames para confirmar a suspeita, mas o quadro normalmente é bem fácil de diagnosticar. Felizmente, o tratamento clínico também costuma ser bem eficiente.

A maneira mais simples de tratar o problema é através da mudança nos hábitos alimentares, podendo ser combinado com o uso de certos medicamentos, como antiácidos, para ajudar a controlar ainda mais os sintomas.

Algumas das melhores práticas para o controle do refluxo laringofaríngeo envolvem:

  • evitar álcool e cigarro;
  • consumir pequenas refeições durante o dia, com calma e mastigando bem;
  • evitar comer 2 horas antes de deitar;
  • ter um controle do peso mais rigoroso;
  • usar roupas mais leves;
  • procurar cortar ou diminuir o consumo de: cafeína, refrigerante, chocolate, massas e alimentos gordurosos.

Essas medidas, combinadas com o remédio recomendado pelo otorrinolaringologista, devem eliminar os sintomas. Por outro lado, caso haja uma persistência ou uma situação crônica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, em casos selecionados.

O refluxo laringofaríngeo é um problema bem incômodo, que, se deixado de lado, pode ter consequências relativamente graves. Portanto, fique atento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

77 thoughts on “Refluxo laringofaríngeo: sintomas, causas e tratamentos

    • Author gravatar

      Olá. Muito boa a explicação sobre esse problema. Estou fazendo um tratamento de 3 meses com os medicamentos que meu otorrinolaringologista receitou. Já faz 1 mês de tratamento, mas a sensação de bolo na garganta não passou, melhorou um pouco apenas. Quanto tempo esse sintoma deixa de existir?

      • Author gravatar

        Olá Lucas, tudo bem?

        Existem algumas variáveis a serem consideradas, como outros problemas associados na laringe, outras causas inflamatórias da via respiratória, modo de usar medicação, verificar se vc está fazendo a dieta correta, etc.
        Em geral, num contexto ideal, dentro do primeiro mês os sintomas já deveriam estar bem melhores. De qualquer maneira, se ainda estiver te incomodando, vale a pena um contato com seu médico para checar se está indo tudo bem.

        Abraço,

        Amim

        • Author gravatar

          Olá eu tava tomando dexilant pro refluxo mais estava fazendo muito mal

        • Author gravatar

          Olá bom dia , em outubro do ano passado passei na médica pra resolver o meu problema que eu não sabia até então oque era , aí tive que fazer aquele exame que ponha o negócio na garganta e fotógrafa e tals e ela dignosticou que eu estava com refluxo e laringologia/laringite e me passou pantaprazol e desde então não voltei mais lá . Eu continuo tomando o remédio Ele tá ajudando até , tem uma vez q parei de tomar por 1 semana e começou a voltar todo aquele incômodo que sinto na garganta como se fosse um bolo na garganta aí começa a doer um pouco o peito me incomoda mt aí eu voltei a tomar novamente oque devo fazer ? To um pouco preocupada pq isso acho q não eh tão normal e fora que é horrível me incomoda mt , continuo tomando remédio ?
          Obrigada !!!

      • Author gravatar

        olá, como esta o tratamento? pergunto pq faz 15 dias q estou tomando medicação e notei pouca direfença, se puder compartilhar a tua situação, valeu

      • Author gravatar

        Comecei o tratamento da médica otorrinolaringologia, tomando o remédio Pantaprazol 40mg 01 antes do café da manhã 01 antes do jantar à noite, mais eles estavam me fazendo muito mal no estômago e na garganta e língua fica toda branca e ardendo aspara aí eu parei de tomar o Remédio Pantaprazol 40mg, já faz mais de 07 dias, o que deve fazer porque os sintomas ainda hoje continua os mesmos sintomas até quando eu estava tomando o remédio Pantaprazol 40mg, o que eu faço para minha saúde e não tomar remédios Pantaprazol.

    • Author gravatar

      Tive o diagnóstico recente e comecei a fazer o tratamento. Tenho uma saliva muito grossa com pigarro na garganta e crises de tosse, principalmente ao deitar, acordar e quando pratico alguma atividade física aeróbica.

      • Author gravatar

        Oi Renildo, tudo bem?
        me parece que hidratar bastante poderia te ajudar. Mantendo os sintomas, vale a pena um avaliaçao

        Abr
        Amim

      • Author gravatar

        Boa noite, Dr … meu caso é uma dor de queimadura na faringe, perdi a voz por uns dias, ( por conta da dor, não conseguia falar) até que um médico pediu Videolaparoscopia e Endoscopia, e associou meu problema a refluxo ( na Videolaparoscopia mostra um gde edema em volta das pregas vocais. Tomei Esomex + Mulata Plus+ Decadron 4 mg ( não melhorou, foi passada 1 injeção de diprospam… já tem quase três meses esse sofrimento e nada do que tomei melhorou) … Agora estou em tratamento pra h pilory que deu na Endoscopia Tomando 1000,mg de amoxicilina+ 500 mg de Claritromicina+40 mg de Esomeprazol, mais vários splays… a dor melhorou muito pouco, mas se eu conversar ela volta… estou terminando os antibióticos, e é como se nenhum remédio usado até agora tivesse feito algum efeito. Sempre tive refluxo, ao ponto de cerca de três anos ter dado esôfago de Barret ( curado no momento), e nem nesse período senti o que sinto agora. Eu teimo com médicos ué ocorreu após o Covid. ( foi leve, dor na garganta foi a pior parte) … e nunca mais sarou, só piorou. Não sei mais o que fazer. As x da vontade de sumir por aí 😭

    • Author gravatar

      Dr. Gostaria de saber se isso Tomás do refluxo laringo faringeo e com ogasteoou otorrino. Estou com um muco a quatro meses já fiz uso de algumas medicações mas pessistem os sintomas. É um muco claro que me incomoda muito. Pigarro e etc.. Me oriente.por favor.grata

      • Author gravatar

        Bom dia Rita, tudo bem?
        Se você já se consultou, usou os medicamentos, mas os sintomas persistem, te oriento a retornar ao seu médico para uma reavaliação. Existem diagnósticos diferenciais que devem ser considerados. Além disso, devem ser avaliados motivos para falha terapêutica.

        Abraço,
        Amim

        • Author gravatar

          Oi estou tratando ha nove meses e não melhorei, fisso exame e deu refluxo e tbm sinuzite que escorre para garganta ai junta os dois fisso tratamento do sinuzite tbm e não melhorou nada

        • Author gravatar

          Ola estou com esse priblema de refluxo ja tem 1 ano e uns meses e sinto um gosto amargo terrrivel que me da muito mal halito , muco claro e o pigarro da garganta ja fiz diversos exames e os medicos ja me passaram diversos remedio que nao ajudam em nada . to cansada disso minha vida ta muito abalada to me isolando por conta do mal halito . queria saber o remedio eficiente para acaba com essa tortura

          • Author gravatar

            Olá Carol, como vai?
            Halitose tem várias causas, sendo a mais comum problemas dentários e gengivais. Você já foi num dentista?
            Depois, temos que avaliar se tem problemas de garganta e nasais, que também podem gerar tal sintoma.
            Não é comum o refluxo estar associado com halitose nesse nível. Vale a pena rever esse diagnóstico, talvez.
            O CFM proíbe de passar remédio sem uma consulta formal. O tratamento definitivo pode, inclusive, nem ser medicamentoso.

            ATT

          • Author gravatar

            Boa tarde, doutor !
            Eu sinto um bolo na garganta hoje mesmo estou sentindo direto fico assim já fiz endoscopia para saber si era gastrite porém não deu nada, aí fico salivando si eu não cuspir é pior fica o bolo do mesmo jeito, aquela sensação de quando tomo algum medicamento e ficou preso na garganta fora que agora sinto como si estivesse um vazio na caixa do peito como si quisesse sentir falta de ar o que seria este sentimos fico com medo .

      • Author gravatar

        Boa noite me chamo Deusdete , deu refluxo faringolaringeo estou tomando dexlasoprazol e domperidona já tem uns 10 dias mudei minha alimentação e não vi nenhuma melhora certo que o tratamento é 60 dias , mais dessese 10 dias eu piorei tenho crise de tosse e chego a ficar com falta de ar cansando, e se eu não tussa atrapalha eu respirar

    • Author gravatar

      Qual medicação trata o refluxo laringofageo é o mesmo quê gastroesofágico? Quer dizer os mesmos prazois?

    • Author gravatar

      Passei no médico otorrinolaringologia ele me pediu uma ultrassonografia e disse tava com mucosa e muita secreção na laringe e o bolo na garganta me passou uma fórmula p eu tomar mas continuo com o bolo na garganta de vez encontro mas as vezes esqueço de tomar será que e isso o tratamento e por 45dias

    • Author gravatar

      Olá doutor quero saber eu tenho refluxo noturno e minha garganta quase fecha pq geralmente ela e bem inchada e costumo mi engasga com a própria saliva já que salivo muito principalmente a noite quando estou dormindo além deu baba demais meu travesseiro amanhece molhado e tbem ronco de mas pq diminui minha respiração durante a noite. O que faço para melhora esses sintomas e como trata.

    • Author gravatar

      Olá! Estava almoçando normalmente, quando engasguei com alimento sólido (carne). No momento tossi muito, a voz ficou falha, mas alguns segundos já havia passado. Ocorre que depois desse episódio, minha garganta ficou com pontos vermelhos, dolorida e uma sensação de que há algo parado nela. Isso seria consequência desse engasgo ocorrido?
      Abraço

    • Author gravatar

      Eu já tenho o diagnóstico do refluxo…fiz o tratamento por um tempo, mas ultimamente está voltando os sintomas…me preocupa muito pois sinto a sensação de bolo acompanhado de dor isso de um lado só dá garganta! A noite piora muito!

      • Author gravatar

        Olá Vitória, tudo bem?
        Provavelmente você vai precisar retomar o tratamento. Procure o seu médico e converse sobre isso.
        Abraço,

        Amim

        • Author gravatar

          Dr muito esclarecedor seu poster..
          Sou de Catarina, estado do Ceará.
          Gostaria que me ajudasse ate encontrar um atendimento presencial.
          (Se atender pelo zap eu pago a consulta rsrsr)
          Meu pai tem 66 anos, ele ja fez angioplastia, fez endoscopia a 8 meses. Resultado: refluxo, gastrite,esofagite e uma hernia de hiato.
          Fez uso de medicações: Esio e Domperidona..
          Atualmente: senti um pigarro, tosse, bolo ma garganta e estar com uma rouquidão horrivel…muito msm…ele sente como se tivesse tampando a garganta.tudo que come e bebe se engasga. Estar em tratamento para parar de fumar…
          Em que vc pode me ajudar?
          Que medicaçao posso fornecer a ele pra amenizar a rouquidão.?

          Desde ja agradeço pelo poster que me ajudou muito a esclarecer o que ele tem…. Muito obg e grata pela atenção.

    • Author gravatar

      Tenho sensação de garganta seca e arroto muito, pode ser refluxo?

    • Author gravatar

      Bom dia, tenho este tipo de refluxo devido à tireoidectomia e lesão do nervo vago, o que paralisou a prega vocal do lado direito. Há solução ou alguma prática para aliviar e dissolver o muco, que não seja medicamento?

      • Author gravatar

        Olá, Liliam.

        São coisas diferentes. Uma coisa é vc ter sintomas por causa da lesão do nervo, outra coisa é ter refluxo.
        Os dois podem estar presentes ao mesmo tempo, mas são diferentes.
        Uma boa estratégia é hidratação, outra pode ser fazer fono.
        Além disso, existem tratamentos cirúrgicos para o problema.
        Att
        Amim

    • Author gravatar

      Ola,estou fazendo reeducação alimentar,a 1 mês e meio,diminuindo a quantidade de alimentos e fazendo algumas substituições de alimentos. Porém estou fazendo uso de medicação para controlar o apetite neste primeiro momento.
      Minha alimentação neste período tem sido verduras, legumes, carnes magras,zero açúcar…porem tenho percebido durante 10 dias que estou com a sensação de estar com um no na garganta.( geralmente quando estou deitada).

    • Author gravatar

      Posso tomar esomeprazol para Refluxo por mais de 8 semanas? Qdo devo associar o domperidona?

      • Author gravatar

        Oi Jovana, como vai?

        Alguns pacientes podem fazer uso de medicamentos pra diminuir a acidez, como o esomeprazol, por mais de 8 semanas.

        No entanto, essa é uma questão que deve ser avaliada baseada em sintomas, história colhida, doenças associadas, resultados de exames…
        Enfim, somente numa consulta médica essas questões podem ser respondidas caso a caso.

        ATT

    • Author gravatar

      Boa noite..tenho

    • Author gravatar

      Boca amarga ao acordar tambem é um sintoma?

    • Author gravatar

      Estou fazendo um tratamento a alguns dias e o médico disse que eu tinha isso, mas no caso ele é um alergologista e me receitou vacinas para aumentar a minha imunidade, ele mesmo não sendo um otorrino ele pode me receitar um tratamento?

    • Author gravatar

      Olá, Dr Amim Felipe, tudo bem?
      Há meses estou sentindo minha garganta inflamada, inchada, sensação de que tem algo preso na garganta e a noite não consigo dormir, que sinto falta de ar. Procurei um médico otorrinolaringologista e ele passou um exame de laringoscopia e me diagnosticou com refluxo. Receitou remédios e recomendou mudanças de hábitos na alimentação. Fiz o que ele pediu, tomei os medicamentos, mudei minha alimentação e nada melhorei. Fazendo buscas na internet vi que meu refluxo era o laringofaringeo pois todos meus sintomas envolvem na garganta. E outra coisa interessante, é que não sinto a queimação que é considerado normal, a famosa azia. Estou fazendo uso de antiinflamatório porque sinto uma inflamação na garganta e também porque já não sei o que fazer a respeito desse refluxo. Aguardo seu retorno. Obrigada

    • Author gravatar

      Olha já faz quatro anos que tudo começou… no início boca seca à noite quando dormia… depois começou nariz entupido + boca seca… depois veio o catarro aparentemente fabricado pelo nariz 24 horas por dia… acordo com tudo congestionado e engolindo muito catarro (o mesmo não tem fim)… já fui nuns cinco otorrinos até que um deles me encaminhou para um gastro que não diagnosticou refluxo. Pergunto: só falta consulta com alergologista … valeria a pena ou vou sair de lá com milhares de pedidos de exames caros para saber a que sou alérgico? Insuportável tudo isso.

    • Author gravatar

      Há tempos tratei meu refluxo mas achava ser gastroesofágico agora lendo o texto me identifiquei com alguns sintomas o laringofaringeo pois há 2 anos tive uma crise de rouquidão e dor na garganta a médica do SUS diagnosticou como faringite fiz o tratamento mas os sintomas ainda continuam como pigarro, ardência as vezes parece ter um caroço ao engolir a saliva. Gostaria de saber se há algum tratamento obrigado!

    • Author gravatar

      Olá Dr.
      Fui diagnosticado com refluxo e o otorrinolaringologia me passou pantoprazol e domperidona para tomar e levedo de cerveja como suplemento alimentar. Mudei minha alimentação e tomei os remédios por 35 dias e nada melhorou, seria necessário intervenção cirúrgica? E a cirurgia pra refluxo costuma resolver de vez ou quem tem refluxo tem q aprender a conviver com ele a vida toda?

      • Author gravatar

        Luiz, ola!

        A cirurgia é indicada em casos específicos com bons resultados. Procure um cirurgião gástrico para te avaliar.

        ATT

        • Author gravatar

          Olá a uns 8 mesesno notei que saia um muco branco do meu nariz e minhas costas esquentavam. Fui no médico ele me indicou uma injeção pra tomar até aí melhorou ele falou que era refluxo gástrico, Essa semana comecei a sentir meu nariz entupido sem estar gripado, e em certos momentos quando me sentava sentia um desconforto como se fosse falta de ar, e tbm desconforto no tórax depois passava. Gostaria de saber que tipo de refluxo e.

      • Author gravatar

        Olá dr. sempre tive problemas gastrointestinais, de sentir inchaço abdominal, gases presos. Mas a primeira crise de suposto refluxo foi em 2020, onde sentia queimação no peito, pressão, regurgitação, bolo na garganta, só que eu fui em um clínico ele passou remédio e os sintomas sumiram. Já em 2021 eu comecei a sentir novamente, só que um pouco diferente. Sensação de ar preso e mechendo tanto no peito, abdômen, garganta, arroto constante, sensação de que a comida não desce, faringite, garganta apertada (as vezes), regurgitação (as vezes) e ardor no peito (raramente, mas aconteceu algumas vezes. Queria saber qual o melhor médico pra eu ir, se o gastro ou o otorrino.

    • Author gravatar

      Olá doutor tenho sensação de bolo na garganta, ardência, sensação de líquido querendo voltar, muito arroto, as vezes falta de ar, pode ser refluxo laringofaringeo? O que devo tomar?

    • Author gravatar

      Minha mãe está rouca há 40 dias, e está com um bolo na garganta q sobe e desce, e a voz já está desaparecendo de tão rouca, vejo q quando toma leite fica pior, é depois q está tomando pantoprazol e domperidona a saturação está muito baixa 90/91/92, a pressão muito baixa tbm, o médico disse p fazer o tratamento durante duas semanas, se Não melhorar é p fazer um exame das cordas vocais, estou muito angustiada e com medo ,o q fazer

    • Author gravatar

      Estou tratando do refluxo a 5 meses e não melhora sinto gosto muito ruim na boca principalmente na parte da manhã e garganta a vezes aranha muito oq tenho.que faser para melhora estou tomando Omeprazol 2 por dia mais não estar resoveldo o problema preciso de uma orientação

    • Author gravatar

      Olá dr , então, ta acontecendo cmg ,uma coisa que tipo parece que eu engoli algo bem seco e fica dando impressão que to entalando da garganta pro peito sem ter comido nada na hr , oq pode ser ?

    • Author gravatar

      Olá Dr. estou vomitando todos os dias pela manha ao acordar e sinto falta de ar já tem uma semana, durante o dia estou bem não tenho outros sintomas, será que pode ser refluxo?

    • Author gravatar

      Boa noite Doutor, meu nome é Francisco queria que você me indicasse algo pra aliviar a irritação da garganta pois já tomo pantoprazol mas a garganta incomoda muito chega dar falta de ar. Por favor me ajude. Tenho 50 anos DEUS lhe abençoe e proteja sempre.

    • Author gravatar

      Dr. Fui diagnosticada com esofagite erosiva grau b los angeles. Pangastrite endoscopica enamentosa discreta de corpo e antro erosiva plana discreta de antro. Tenho tbm rinite e desvio de septo nasal esquerdo moderado. Vai fazer 1 mes que estou tomando dexilant, domperidona, tomei koid d, ( indicados pelo gastro) e acido lipoico,plurair e salsep ( indicados pelo otorrino), ocorre que o pigarro e a tosse continuam, o refluxo praticamente passou e a azia, e o retorno dos alimentos, mas o pigarro e a tosse me incomodan demais, procurando na net, achei cimetidina e un xarope hyto plus e estou tomando ha 5 dias, amenizou, mas nao melhorou, ai tbm tou tomando chá de espinheira santa, minha alimentação está super restritiva e estou fazendo exercicio fisico. Gostaria de saber como passar esse pigarro e tosse??? Não aguento mais esse pigarro.

    • Author gravatar

      Boa noite
      Estou coma garganta dolorida, com pigarro, e um pouco de muco branco e sensação de garganta gelada. Tenho refluxo., O que posso tomar.

    • Author gravatar

      Bom dia estou com refluxo gastroesofagico faz 1 mês parece que tem alguma coisa enroscado na garganta estou tomando pantoprazol 40 mg em jejum e domperidona 1 horas antes do almoço e do jantar m8nha garganta fica muito seca quanto tempo vai para voltar normal

    • Author gravatar

      Bom dia estou com refluxo gastroesofagico faz 1 mês parece que tem alguma coisa enroscado na garganta estou tomando pantoprazol 40 mg em jejum e domperidona 1 horas antes do almoço e do jantar minha garganta fica muito seca quanto tempo vai para voltar normal

    • Author gravatar

      Bom dia, estou com um problema que deixa a minha língua com placas esbranquiçadas e as vezes deixa muito sensível, já passei no clinico, cirurgiao da cabeça, otorrino e gastro, já fiz a laringoorofaringendoscopia(Acho que e isso), e deu ‘sinais de refluxo larringo-exofaginio. queria saber que essas ‘manchas’ na língua é sinal dessa doença msm :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp