Uncategorized

6 curiosidades sobre o espirro

O espirro é algo tão rotineiro que às vezes nem sequer notamos que o hábito está repleto de particularidades. Alguns espirram mais, outros, menos; alguns fazem bastante barulho, outros são mais silenciosos. Mas uma coisa é certa em todos os casos: eles são incontroláveis! Sendo assim, independentemente de onde você estiver, se surgir a vontade, segurá-la é tarefa praticamente impossível.

Pensando nas curiosidades sobre esse ato, trouxemos neste artigo algumas delas. Vamos conferir?

6 curiosidades sobre o espirro

  1. Tem uma função biológica importante: resetar os narizes

No ano de 2012, um grupo de pesquisadores americanos descobriu a grande razão pela qual espirramos.

De acordo com eles, esse ato é uma resposta biológica de nossos narizes quando eles estão totalmente saturados e precisam ser “reiniciados”.

Quando o ato é “de sucesso”, ele atua na renovação de todo o ambiente das passagens nasais, removendo qualquer partícula ruim que possa ter sido inspirada ou até ficado presa.

  1. A luz do sol pode estimulá-lo

Resfriados, penas, alergias, pimentas, gripes… O fato de que esses fatores podem estimular o ato de espirrar, todo mundo sabe. Mas, na realidade, podem não ser os únicos.

Um estudo publicado pela Live Science concluiu que a luz forte causa em 1 a cada 4 indivíduos um “reflexo do espirro fótico”. Para os cientistas, uma possível conclusão para o fator é que o cérebro recebe a mensagem de que deve encolher as pupilas e, consequentemente, cruza essa mensagem com a necessidade de espirrar.

  1. Espirrar 2, 3 ou mais vezes são reações completamente normais

Sabe as partículas que falamos lá na primeira curiosidade? Pois é, raramente elas são completamente eliminadas “de uma só vez”.

Sendo assim, é comum que mais de uma tentativa seja necessária para que os elementos ruins sejam verdadeiramente expelidos.

  1. O reflexo de fechar os olhos enquanto se espirra é involuntário

Sendo assim, não perca tempo em tentar controlá-lo – mesmo se você estiver concentradíssimo ou dirigindo, fazendo o maior esforço para não fechar os olhos, eles piscarão.

O reflexo é tão involuntário como aquele que faz com que o joelho reaja quando o médico o estimula com um martelinho.

  1. Pode espirrar tranquilo, o seu coração não vai parar

Há uma lenda que conta que, a cada vez que se espirra, o coração “pula” um batimento. Mas fique tranquilo: não passa de lenda mesmo.

O que pode acontecer, apenas, é que o ritmo cardíaco desacelere, apesar de nem todos serem capazes de notar essa mínima diferença.

  1. Sabe quando você segura o espirro? Pois então, evite

Apesar de ser uma condição rara, sufocar o ato de espirrar pode originar alguns problemas não tão legais, como o rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, problemas relacionados ao diafragma e rompimento dos tímpanos. Sendo assim, evite-o!

Agora você já conhece as 6 curiosidades sobre o espirro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp