Uncategorized

7 dicas simples para tratar a rouquidão

Ficar com rouquidão ou “sem voz” é uma situação que pode representar um verdadeiro pesadelo na vida de muitos – principalmente para aqueles que trabalham diretamente com suas cordas vocais, tais como professores, palestrantes, locutores e cantores.

Nesse cenário, alguns hábitos e tratamentos simples podem auxiliar diretamente na cura da rouquidão. Isso porque a condição, embora bastante incômoda, dificilmente é grave, desaparecendo no decorrer de poucos dias com hidratação e cuidados adequados.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 7 dicas simples e eficazes para tratar a rouquidão e possibilitar a recuperação da voz com rapidez –  e sem deixar a saúde de lado!

Vamos conferir?

1. Hidratação é a base para a cura

Beber de dois a três litros de água por dia é o primeiro passo para tratar a rouquidão. Com esse cuidado básico, as cordas vocais se mantêm hidratadas e limpas.

2. Não fale muito baixo ou muito alto

Simplesmente, fale normal. Ao forçar a musculatura para falar mais baixo ou mais alto do que ela está acostumada, você a cansa, atrasando o processo de cura.

3. Evite alimentos – e principalmente bebidas – muito quentes ou muito geladas

Bebidas e alimentos quentes ou gelados demais podem irritar a garganta e as cordas vocais, o que também pode resultar em atraso da cura da rouquidão.

4. Repouse a voz

Se conseguir pegar uns dias de folga no trabalho, não hesite. Repousar a voz, falando o mínimo possível, faz com que as cordas vocais se recuperem mais rapidamente da rouquidão.

5. Evite bebidas com cafeína

A cafeína possui a propriedade de desidratar as cordas vocais, levando ao seu ressecamento e prejuízo de função.

6. Coma maçã com a casca

A maçã, ingerida com sua casca, possui ação adstringente, limpando a garganta, a boca e os dentes. Além disso, também melhora o trabalho da articulação temporomandibular.

7. Articule bem na hora de falar

E também se aqueça antes de falar – principalmente por longos períodos. Para tal, basta movimentar a boca (com e sem som) como se estivesse mastigando, abrindo-a e fechando-a várias vezes.

E afinal, como a rouquidão ocorre?

As cordas vocais são músculos revestidos por mucosa. Elas se localizam no interior da laringe, órgão que, por sua vez, fica acima da traqueia, na porção central do pescoço.

As cordas vocais trabalham lado a lado com os comandos cerebrais, visto que são estes que indicam quando elas devem trabalhar. Esse fenômeno, aliado a um complexo funcionamento de todo o trato vocal,”dá luz” à voz, resultando na palavra e nos idiomas.

Porém, quando há qualquer irregularidade ou edema na superfície que reveste as cordas vocais, o fenômeno físico é alterado e o som sai com dificuldade – o que caracteriza a rouquidão. Existem inúmeros outros mecanismos de rouquidão, e sempre que essa permanecer por mais de 15 dias, procure o seu otorrinolaringologista para uma melhor avaliação.

Agora você já conhece mais sobre a rouquidão e as principais dicas para combatê-la no dia a dia. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp