Uncategorized

Como controlar as crises de rinite?

Somente quem sofre crises constantes de rinite sabe o que é lidar com esse tipo de situação. Quando as crises de rinite ocorrem, elas vêm acompanhadas dos sintomas desagradáveis de coriza e espirros. Esses são sinais comuns a um estado de gripe ou até mesmo um resfriado. Mas você já imaginou passar por isso quase que diariamente? Essa é a rotina de muitas pessoas que sofrem com esse quadro.

Na sequência, nós apresentaremos algumas dicas relacionadas ao controle eficaz dessas crises. Acompanhe!

Como evitar as crises de rinite

Diminua o contato com animais de estimação

Por mais doloroso que seja se afastar dos animais, essa é uma medida emergencial. Na prática, o foco está mais direcionado aos gatos e aos cães. Além de marcarem presença em muitas residências, esses animais liberam substâncias que elevam as chances de reações alérgicas nos humanos.

Essas substâncias (os alérgenos) estão presentes na pelagem do animal e até na saliva deles. Portanto, uma pessoa propensa a ter crises alérgicas jamais deve manter certos hábitos com os animais, como deixar o cachorro ou o gato lamber o rosto dela ou dormir na mesma cama. Evite ao máximo o nível de proximidade com esses bichinhos.

Cuide da manutenção do aparelho de ar-condicionado

Ao contrário do que diz o senso comum, o aparelho de ar-condicionado pode ajudar a evitar tais crises. Isso se deve ao fato de o dispositivo ser efetivo na filtragem do ar. Dessa forma, ele ameniza a concentração de agentes poluentes nos cômodos da sua casa ou do seu apartamento.

Porém, para que esses equipamentos sejam realmente benéficos, a manutenção deve ser feita regularmente e com bastante rigor. O filtro, por exemplo, precisa receber uma lavagem com água a cada intervalo de, no mínimo, 3 meses.

Também é importante aprender a regular adequadamente a temperatura do aparelho. Caso a temperatura esteja muito baixa, é bem provável que o indivíduo fique mais sujeito a uma crise. Isso acontece porque o ar frio amplia a sensibilidade da mucosa do nariz. Por isso, prefira uma temperatura que não seja inferior aos 22° C.

Use remédios para controle da inflamação

Existem diversas medidas, como as mencionadas anteriormente, que diminuem a frequência e o efeito de crises alérgicas. No entanto, a eficácia ainda depende da utilização concomitante de medicamentos.

Desenvolvidos especificamente para controlar os episódios relacionados a essas crises, os anti-histamínicos tendem a provocar sonolência. Apesar disso, existem as medicações de 2ª geração. Elas produzem uma letargia bem mais amena que aquela ligada aos primeiros remédios dessa classe.

O efeito desses novos anti-histamínicos também é bem mais rápido. Além disso, considere o fato de que eles podem ser prescritos por períodos mais longos. Por fim, eles não causam uma influência profunda no nível de apetite do paciente.

Avalie com o médico o uso de corticoides tópicos

A depender da gravidade das crises de rinite, pode ser necessária a prescrição de medicamentos corticoides tópicos. Essa classe medicamentosa atua diretamente nos processos inflamatórios mais severos. Naturalmente, a indicação depende da avaliação criteriosa do otorrinolaringologista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp