Uncategorized
Entenda como funciona a cirurgia de pregas vocais

Entenda como funciona a cirurgia de pregas vocais

Nossa voz precisa de impulsos de músculos, nervos e mucosas que produzem um arranjo complexo para que o som seja transmitido. Os dois músculos principais são chamados de tireo-aritenoides e se encontram na laringe de cada indivíduo. Essa área produz vibrações que dão origem à voz. Entretanto, quando há alguma alteração nessa estrutura passível de tratamento cirúrgico, uma cirurgia de pregas vocais pode ser necessária para restabelecer a saúde vocal sem traumas.

Não se trata de uma intervenção muito severa e normalmente as cirurgias não são longas, e geralmente de 30 minutos a 1 hora, dependendo da complexidade do problema. Porém, com os avanços da tecnologia na medicina, a cirurgia tem sido feita com o menor índice invasivo possível, proporcionando maior tranquilidade e comodidade ao paciente.

Motivos para que a cirurgia das pregas vocais seja feita

Como dito anteriormente, a estrutura vocal é formada por vários elementos. Na laringe, na entrada e saída de ar vindo dos pulmões se encontram as pregas vocais. Essas membranas, além de iniciar o ciclo vibratório para produzir os sons, também são responsáveis em proteger a entrada de líquidos e sólidos para uma deglutição adequada.

O problema acontece quando essas pregas vocais são usadas de forma incorreta. Ou seja, esforço exagerado das membranas para gritar, excesso de fumo e bebidas alcoólicas ou algum trauma que afete a musculatura. Dessa forma, o funcionamento é inadequado e é possível surgir calos, inflamações ou lesões graves que necessitam de uma cirurgia das pregas vocais.

Outro detalhe se dá por conta de alterações congênitas, chamadas Alterações Estruturais Mínimas, que podem gerar uma série de alterações que, de alguma maneira, podem comprometer a voz. Por vezes é necessário corrigir esses fatores.

E como a cirurgia é feita?

O paciente precisa estar em anestesia geral para ser inserido o laringoscópio rígido. Com a ajuda de um microscópio, o cirurgião irá palpar a área atingida com o problema e fazer os ajustes necessários. Pode ser feito um corte, dissecção, preensão ou distensão das pregas. Além disso, o especialista também irá possibilitar uma forma para que a mucosa proteja a área e a musculatura não sofra nenhuma lesão quando o paciente emitir algum som.

Quais são os cuidados principais?

O paciente precisa estar em um jejum por 8 horas. Não se deve ingerir alimentos muito gordurosos ou que produzem qualquer efeito gástrico indesejado, podendo prejudicar o andamento da cirurgia de pregas vocais. O uso de bebidas alcoólicas, fumo e outras substâncias nocivas é contraindicado.

No pós operatório, além de usar a medicação indicada, na maioria das vezes é necessário um repouso vocal prescrito pelo médico. A alimentação é livre.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp