Uncategorized
Videorrinoscopia: entenda o exame

Videorrinoscopia: entenda o exame

O videorrinoscopia tem como principal objetivo visualizar regiões internas do nariz que não podem ser detectadas a olho nu.

O fato é que por meio do videorinoscopia é possível diagnosticar transtornos que provocam a obstrução nasal, tais como desvio do septo nasal. Além disso, esse exame pode ser de grande ajuda nos diagnósticos de rinossinusite.

Como é realizado o procedimento do videorinoscopia?

O paciente deve permanecer sentado em uma cadeira. Caso haja a necessidade será colocado um anestésico tópico em ambas as narinas para que assim seja sanada qualquer sensação de desconforto associada ao exame. Após esse preparo, aos poucos é introduzido o aparelho endoscópio em cada narina até atingir a região final do nariz. Vale salientar que o endoscópio tem um diâmetro de cerca de três a quatro milímetros.

Além disso, não é necessário nenhum tipo de preparo específico para a realização, como a realização de jejum prévio, por exemplo.

O endoscópio utilizado para o videorinoscopia pode ser rígido ou, dependendo da situação, flexível.

No ramo da otorrinolaringologia, o videorinoscopia é um procedimento de grande importância, pois ele tem a capacidade de identificar qualquer tipo de problema que possa afetar a região nasal. Esse procedimento conta com tecnologia segura e, ao mesmo tempo, dotada de uma notável eficiência e precisão.

Possíveis diagnósticos pelo videorinoscopia

O videorinoscopia é um exame seguro e útil para o diagnóstico dos mais variados transtornos que podem afetar a região nasal. Ao poder visualizar as regiões internas das narinas, o videorinoscopia auxilia a compreender como funciona a respiração, como também sobre quais doenças estão trazendo um maior desconforto para o paciente.

É graças a esse exame que é possível identificar problemas como a rinite.
A rinite é um problema que pode atingir cerca de 30% das pessoas hoje em dia.  A rinite alérgica, por exemplo, manifesta os seus sintomas a partir do instante em que a pessoa entra em contato com algum tipo de substância ativadora, tais como o pólen das plantas, poeira, determinados tipos de perfumes e alguns produtos químicos.

Outro problema que pode ser diagnosticado é o desvio do septo nasal. O septo consiste em uma estrutura constituída basicamente por cartilagem e osso e ele a separa as duas cavidades nasais, e, se desviado, pode comprometer a respiração.

Portanto, para efetuar o diagnóstico desses e de outros possíveis transtornos, o videorinoscopia é muito importante para a otorrinolaringologia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp