Uncategorized

Lavagem nasal é segura?

O nariz é a porta de entrada no nosso sistema respiratório. Manter uma boa higiene desse órgão é fundamental na prevenção de doenças e na qualidade de vida. Por isso, fazer lavagem nasal diariamente é tão importante. Neste post, você vai descobrir todos os benefícios. Vamos lá?

A importância da lavagem nasal

No clima seco e frio, aumentam as possibilidades de desenvolvimento de doenças respiratórias ou de o nariz ficar entupido de forma recorrente. 

Uma das formas mais eficazes de se resolver esses problemas, é por meio da lavagem nasal, pois ela consegue tirar as secreções que ficam acumuladas no nariz. Além disso, o mecanismo de limpeza do próprio nariz funciona melhor quando úmido.

Lavagem nasal: como fazer?

Geralmente a lavagem é realizada com o uso de soro fisiológico e pode ser feita muitas vezes ao dia, principalmente no clima estiver muito seco ou quando ocorrer algum problema respiratório.

O soro fisiológico pode ser aplicado facilmente com o uso de seringa, conta-gotas ou até um aspirador nasal. Existem também dispositivos próprios para isso. A lavagem vai hidratar toda a cavidade e ajudar na respiração. A congestão também é muito comum em pessoas com rinite ou sinusite, e o procedimento vai ajudar a combater o incômodo no nariz e ainda auxiliar na limpeza do seio nasal.

O soro fisiológico pode ser facilmente encontrado nas farmácias, e, para usá-lo, é só aplicar no nariz com o uso de uma seringa, por exemplo. É rápido, prático, não gasta muito tempo e ainda é muito eficaz.

Por que fazer a lavagem nasal?

Porque pode trazer muitos benefícios:

  • alívio em tempos secos: quando o ar está mais seco, o incômodo nas narinas é muito maior. Isso ainda pode ser agravado por causa da poluição ou do ar-condicionado. A lavagem evita o ressecamento;
  • diminuição de alergias: muitas partículas entram pelas vias nasais e são retidas. As lavagens ajudam na eliminação de alérgenos, que são os desencadeadores das crises.
  • melhora na qualidade de vida: nariz entupido pode interferir no seu humor e ainda provocar mal-estar. O nariz entupido pode aumentar a pressão nos seios da face e, assim, provocar dor de cabeça e até gerar desconforto na região ocular;
  • maior proteção contra a poluição: você sabe que o ar que respira tem muitos poluentes tóxicos ou substâncias cancerígenas? Ao fazer o procedimento aqui recomendado, você livra o nariz das partículas que ele reteve durante a respiração. A dica é fazer a lavagem nasal quando acordar e antes de dormir.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp