Uncategorized
Não consigo sentir bem os cheiros. O que pode ser?

Não consigo sentir bem os cheiros. O que pode ser?

O olfato é responsável por tornar possível que homens e animais sintam cheiros e diferenciem odores. Nos seres humanos, o nariz é responsável pelo funcionamento desse sentido, porém o órgão principal do olfato varia de acordo com as espécies. Em alguns animais, por exemplo, essa função é desempenhada pelas células sensoriais presentes na boca e nas antenas.

Mas como o olfato funciona nos seres humanos? Esse sentido começa quando o ar entra nas fossas nasais e segue até a cavidade nasal, lugar onde é aquecido e purificado. Na parte de cima da cavidade nasal, é possível encontrar a mucosa olfativa, área composta pelas células olfativas.

Todas as moléculas de cheiro que se dissolvem no ar entram na cavidade nasal e atingem as células olfativas. Essas células enviam impulsos para o nosso sistema nervoso, que faz a produção e a interpretação das sensações olfativas.

É possível ter dificuldade para sentir cheiros?

Muitas pessoas relatam que, em algum momento da vida, sentiram dificuldades em sentir bem os aromas. Esse problema pode ser causado por diversos fatores, como alterações no osso e na cartilagem do nariz, alergias crônicas ou por doenças como a sinusite e tumores nasais.

Hiposmia é o nome dado ao sintoma de perda parcial do olfato.  A anosmia também é o nome dado à perda total da capacidade do sentido do olfato. Sua origem é a mesma da hiposmia, porém com um grau maior de acometimento.

Esse problema pode ser condutivo, quando acontece quando o cheiro não chega até as mucosas olfativas, sensorial, e não é possível identificar o odor; pode também ser traumático, situação que aparece quando algum tipo de acidente acaba comprometendo os nervos ou a região do cérebro responsável por processar todas as informações relacionadas aos odores. Além disso, infecções ou processos inflamatórios podem ser fatores causais.

Outros fatores importantes são o envelhecimento, doenças neurológicas (como Alzheimer, esclerose múltipla, etc) e doenças metabólicas.

Pessoas que trabalham com exposição crônica a alguns produtos voláteis são particularmente susceptíveis ao sintoma.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp