Uncategorized
O que é, afinal, carne esponjosa?

O que é, afinal, carne esponjosa?

O nome carne esponjosa é usado para definir diversas estruturas, sem precisar efetivamente o local exato. As mais conhecidas são as amígdalas, que estão localizadas na garganta, e a adenoide, atrás das fossas nasais. Ambos estão presentes no anel linfático de Waldeyer, fazendo parte do conjunto de estruturas da entrada do sistema respiratório e sendo bastante vulneráveis a infecções.

Essas estruturas são um aglomerado de células que produzem anticorpos para proteger a região, especialmente na infância, quando os indivíduos ficam mais susceptíveis às infecções, como a amigdalite.

A amígdala e a adenoide também podem levar à obstrução da via aérea, que à vezes podem levar a dificuldades na respiração devido ao crescimento exagerado.

Adenoide e amígdalas

A adenoide fica na cavidade nasal e liga a região à garganta. Tem como função principal produzir anticorpos, por estar numa região de amplo contato com microrganismos.

Muitas vezes a adenoide fica inflamada, aumenta de tamanho, fica dolorosa e dificulta a respiração, principalmente nas crianças. O problema vai diminuindo com o avanço da idade, mas pode acabar se tornando o motivo de roncos e de nariz tampado sem doença aparente.

Muitas pessoas atribuem o termo carne esponjosa à obstrução nasal ou à inflamação da região, mas na verdade a adenoide é apenas uma parte do conjunto das vias.

A função das amígdalas é semelhante à da adenoide. Essas estruturas também podem sofrer as consequências do contato com os microrganismos, reagindo com uma doença chamada amigdalite.

A amigdalite pode ser bacteriana, viral, aguda e crônica. O tratamento depende de alguns fatores, inclusive da causa.

Pessoas mais jovens têm mais propensão para apresentar o quadro infeccioso, e os sintomas são dores de garganta, dificuldade de engolir, mau hálito, febre e placas brancas ou amareladas nas amígdalas.

Tratamentos indicados para as carnes esponjosas

Os tecidos moles chamados de carnes esponjosas podem trazer muitos problemas de saúde para crianças e adolescentes, sendo necessário, em alguns casos mais recorrentes, que sejam retiradas em procedimento cirúrgico.

Essas estruturas sofrem atrofias na fase adulta, diminuindo as chances de causarem doenças infecciosas, mas, até que isso aconteça, as crianças e adolescentes acabam sofrendo com o crescimento desmedido delas.

Podem ocorrer até mesmo alterações no crescimento dos ossos da face e nos dentes devido à obstrução da passagem de ar entre o nariz e a boca. Estudos afirmam que uma criança precisa ter total liberdade na respiração para que o desenvolvimento dela seja pleno, já que, do contrário, pode haver problemas irreversíveis.

Num primeiro momento, são realizados tratamentos com medicamentos e sintomáticos. Mas quando os casos vão se tornando comuns e há uma obstrução grande das vias respiratórias, a qual compromete a respiração, é preciso que essas sejam retiradas.

A imunidade não é abalada com a remoção das carnes esponjosas, já que o sistema imunológico está distribuído em várias áreas do corpo humano, assumindo plenamente as funções da adenoide e das amígdalas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp