Uncategorized

Surdez súbita ― Sintomas e tratamentos

Como o próprio nome já nos dá a entender, a surdez súbita é a perda repentina da audição, que pode afetar apenas um ou ambos os ouvidos. Tecnicamente falando, o caso é assim considerado quando a perda auditiva é superior a 30 decibéis, em 3 contínuas frequências, e ocorre dentro de um período de até 72 horas (3 dias).

A estimativa é de que até 70% das ocorrências desse quadro sejam acompanhadas pelo zumbido, e outros 30%, por tontura.

Na maioria dos casos, essa surdez é unilateral, ou seja, apresenta-se apenas em um dos lados do ouvido. 

A seguir, confira mais informações sobre a surdez súbita, assim como os sintomas, causas e tratamentos dessa condição.

O que leva à ocorrência da surdez súbita?

Na maioria das vezes, não é possível estabelecer uma causa específica. No entanto, existem alguns fatores associados, como a presença de doenças autoimunes, genéticas, vasculares, traumáticas ou infecciosas. 

Quais são os sintomas?

Já sabemos que a surdez súbita ocorre em um período de 72 horas. Mas o que não sabemos são os sinais que demonstram ao paciente que algo está errado.

Os sintomas variam bastante de paciente para paciente, mas, de modo geral, existe a clara percepção de que a audição está diminuída e a sensação constante de que há pressão em um ou ambos os ouvidos (como se estivesse sempre tampado ou entupido), além de vertigens e zumbidos.

Há tratamentos? Quais são eles?

Após a mínima suspeita de que está com a surdez súbita, o paciente deve procurar com urgência um médico otorrinolaringologista.

Apesar de evidências científicas conflitantes, a regra básica é que quanto antes se iniciar o tratamento, melhores são as chances de melhora.

O tratamento depende de qual a causa estabelecida, mas, em geral, o que se usa é a corticoterapia e seguimento por exames audiológicos.

Nos casos em que a audição não se restabelece, é necessária a reabilitação, por exemplo, com aparelhos auditivos.

Agora você já sabe mais sobre a surdez súbita, assim como com relação aos sintomas, causas e tratamentos do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

2 thoughts on “Surdez súbita ― Sintomas e tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp