Uncategorized
Você conhece a adenoidite?

Você conhece a adenoidite?

As adenoides são estruturas situadas na parte posterior, atrás, do nariz. Durante a infância, todos nós possuímos esses órgãos de carne esponjosa, que aumentam de tamanho nos primeiros anos de vida e começam a regredir a partir dos 6 ou 7 anos de idade.

A função das adenoides é parecida com a das amígdalas: elas produzem anticorpos e fazem parte do sistema de defesa do organismo, evitando a entrada de microrganismos estranhos no corpo. Porém, quando a criança é exposta a vírus ou bactérias mais fortes, as adenoides podem ser infectadas, levando à inflamação ou hipertrofia (crescimento exagerado). Essa complicação leva o nome de adenoidite.

Quais são os sintomas de adenoidite?

O principal sintoma da adenoidite é a obstrução nasal, o que pode fazer com que a doença seja confundida com outras mais comuns e facilmente tratáveis, como gripes e resfriados.

É importante observar a frequência dessa obstrução e outros sinais que apontam a necessidade de procurar um diagnóstico mais específico, como:

  • Necessidade de respirar o tempo todo pela boca;
  • Ronco ou babar enquanto dorme;
  • Apneia do sono;
  • Acúmulo de secreção nasal (em casos de inflamações mais graves, pode apresentar coloração amarelo-esverdeada);
  • Febre alta (em casos de inflamações mais graves);

Deve-se destacar, também, que a adenoidite atinge, principalmente, crianças entre 2 e 7 anos de idade, então mudanças comportamentais observadas pelos pais podem ser demonstrativos do problema. Devido à dificuldade para respirar, o paciente pode não ter boas noites de sono e desenvolver temperamento agressivo, sonolento ou hiperativo durante o dia.

Qual é o tratamento?

Após diagnosticar a adenoidite e analisar o nível de severidade do problema através de exames como endoscopia nasal e raio-X, pode-se indicar dois tipos de tratamento:

  • Para casos menos graves/recorrentes: Medicação através de antibióticos (ingestão oral) e/ou uso de outras medicações para combater a inflamação;
  • Para casos mais graves/recorrentes: Procedimento cirúrgico para remoção das adenoides (adenoidectomia).

A cirurgia é realizada através da boca e, na grande maioria dos casos, o paciente recupera-se rapidamente, podendo ou não apresentar dores de garganta e ouvido ou episódios de febre leve apenas nos primeiros dias após o procedimento.

Ressalta-se que essa intervenção não causa qualquer dano no sistema de defesa do aparelho respiratório.

Dicas de prevenção

  • Não existe vacina contra adenoidite, mas algumas atitudes simples podem ser tomadas a fim de evitar infecções, como lavar as cavidades nasais com soro fisiológico sempre que possível e manter as mãos das crianças sempre limpas e desinfectadas.
  • É importante que haja acompanhamento médico constante para pacientes que apresentam infecções e inflamações das vias aéreas com alta frequência. Em crianças, esse tipo de problema pode ter danos graves, como má formação da musculatura facial e arcada dentária.
  • Diante dos sintomas de inflamação ou infecção, não medique a criança por conta própria. Na faixa de idade entre os 2 e os 7 anos, o diagnóstico de um especialista é indispensável antes de iniciar qualquer tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp