Uncategorized
Você sabe o que é Cerume Impactado?

Você sabe o que é Cerume Impactado?

Conhecida como cera de ouvido, o cerume tem a função de proteger, limpar e lubrificar o revestimento interno do ouvido. Produzido pelas glândulas sebáceas com uma mistura de secreções das células e descamação da pele, tem propriedades ácidas e antibacterianas.

Ele age como uma barreira que impede a entrada de grande quantidade de água no interior do ouvido e outros tipos de sujeiras. Sem sua presença no interior do ouvido, haveria grande propensão a infecções na região, dores agudas, rachaduras e secura.

O que é cerume impactado

O cerume é eliminado naturalmente pelo ouvido, mas o processo é lento e pode deixar a região em tom amarelado e com aspecto de má higiene. Por isso, muitas pessoas usam hastes descartáveis e outros materiais arriscados para retirar parte do seu acúmulo. Isso é uma ação muito perigosa, que pode até mesmo perfurar o tímpano.

Quando esse cerume não é extraído naturalmente do interior do ouvido, ele começa a acumular e se transformar numa massa chamada de cerume impactado. Métodos comuns do dia a dia podem empurrar o cerume e torná-lo impactado. Exemplos desses métodos são a limpeza com hastes flexíveis e o uso de fones de ouvido intra-auriculares.

Embora geralmente seja assintomática, a forma mais comum de identificar que há cerume impactado no interior do ouvido é quando há uma redução gradual da audição. Quando é empurrado com frequência, pode surgir a sensação de pressão. Pode haver também cheiro forte saindo da região, coceira, sensação de entupimento, tonturas, zumbidos, tosse e sensação de dureza no seu interior.

Formas de eliminar o cerume

A melhor forma de limpar o ouvido é com um pano úmido e morno na sua área externa, mas sem introduzir nada no seu interior. Mesmo as hastes comercializadas são muito perigosas, por empurrar o cerume impactado e pelo risco de perfurar o tímpano.

Quando o paciente começa a sentir incômodos, é preciso recorrer a um otorrinolaringologista para sua retirada. Há três formas de remoção: irrigação, remoção mecânica ou aspiração. Na irrigação, o médico usa uma seringa para direcionar um jato de água morna no interior do ouvido, visando a remover o cerume, mas não pode ser realizada com pacientes que apresentem sinais de infecção e dor.

Outro método  prático e comum é a remoção mecânica. Por esse método, o médico introduz um instrumento específico para visualizar com mais detalhes a região e remover a cera impactada com uma espécie de pinça.

A aspiração é, na minha prática, o mais comum, prático e indolor. Nela, utiliza-se um bico fino acoplado a uma máquina para aspirar o excesso de cerume.

Após a remoção por um desses três métodos, o médico realiza uma otoscopia para confirmar se foi totalmente removido. Em geral, o cerume impactado não causa problemas ou doenças, a não ser que tenha sido removido de formas não aprovadas e que possam ferir a região.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp