Uncategorized

5 sinais da faringite

Poucas situações podem ser tão incômodas no dia a dia como a faringite. A sensação de ardência e irritação na garganta diminui bastante a qualidade do sono e o rendimento nas atividades diárias. Além dessas características, ainda podem surgir febre baixa, mal-estar geral e indisposição. O que nem todo mundo sabe é que essa inflamação, se infecciosa, pode ter duas vertentes, uma viral e outra bacteriana.

Você sabe identificar os sinais de que está desenvolvendo uma infecção na garganta, especificamente na faringe? Conheça mais detalhadamente alguns dos sintomas.

7 sintomas da faringite

1. Tosse e espirros

Um dos primeiros sintomas da faringite são constantes tosses e espirros. Isso acontece porque as vias aéreas estão inflamadas, produzindo irritação. A reação do corpo é expulsar o que está incomodando, por isso produz essas ações. No entanto, elas são comuns em diversas outras doenças, de forma que deve haver atenção, para não confundi-las.

2. Garganta avermelhada

A faringe é um órgão que está localizado na região da garganta. Uma vez que ela está irritada e inflamada, toda a parte interna da garganta ganha uma coloração avermelhada. Essa mudança pode ser observada através de um simples exame de iluminação da região.

3. Dificuldade para engolir e perda do apetite

A inflamação na garganta leva a dor na região, o que gera dificuldade para engolir. Isso pode acarretar, dependendo do grau da inflamação, emagrecimento e desidratação.

4. Disfonia

A garganta irritada pode estar associada a disfonia, que é a dificuldade de falar e emitir sons. As cordas vocais estão localizadas próximas à faringe, dentro da garganta, e, quando elas também são afetadas, a pessoa não consegue falar de modo compreensível.

5. Dores pelo corpo e febre

A febre é uma reação natural do corpo e que sinaliza que algo está funcionando erroneamente. A inflamação na faringe também pode ser caracterizada por febres que variam entre baixas e altas. Logo, é preciso ter atenção para que o quadro não se agrave. As dores no corpo são um reflexo do processo inflamatório. Portanto, elas são muito comuns em pessoas com essa inflamação.

Em caso de aparecimento desses sinais, procure o seu otorrinolaringologista para ter uma avaliação correta e a definição do melhor tratamento para o problema. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar via Whatsapp