Uncategorized

Câncer de laringe ― Sintomas e causas

A laringe é a região da garganta que contém as cordas vocais, exercendo papel importante na fala, respiração e, também, na proteção aos pulmões. O câncer de laringe, por sua vez, é um dos mais comuns da cabeça e pescoço.

Confira na sequência quais são os principais sintomas e causas dele.

Quais são as causas para o câncer de laringe?

Assim como outros tumores malignos, não há apenas uma ou outra causa específica para o aparecimento da doença em questão.

Sabe-se que os cânceres, em geral, se manifestam pelo crescimento e da multiplicação de células malignas em determinada área do corpo. Nesse caso específico, existe uma expressiva associação entre o tumor e o consumo excessivo de tabaco e álcool. Sendo assim, a maior causa evitável para o câncer de laringe é o tabagismo, seguida do consumo excessivo de álcool.

Quando há associação entre esses dois hábitos, os riscos são maiores, especialmente em homens de meia idade.

Estima-se, ainda, que os pacientes que continuam a beber e/ou fumar após o diagnóstico possuem chance diminuída de cura, além de maior risco de surgimento de um segundo tumor primário na região do pescoço e da cabeça.

Além desses, outro fator de risco para esse câncer é infecção por HPV;

Principais sintomas do câncer de laringe

O primeiro sinal de câncer de laringe é uma lesão nessa região. Essa lesão, geralmente, leva a dor de garganta, falta de ar e rouquidão, ou a alterações na deglutição. Essas costumam ser manifestações iniciais de tumores, apesar de muitos casos iniciais serem assintomáticos.

Além disso, nódulos no pescoço, tosses que persistem e pigarro também são comuns.

O mais importante, em relação aos sintomas suspeitos, é se assegurar que, se persistirem por mais de 15 dias, um médico deve ser consultado para melhor avaliação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar dúvidas que você possa ter e ficarei feliz em responder seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp