Uncategorized

O que é amigdalectomia?

Conhecida também como tonsilectomia, a amigdalectomia é um procedimento cirúrgico que retira as amígdalas palatinas. Não é uma ação tão simples, mas é efetiva contra infecções ou inflamações que afetam as amígdalas. Por meio de um acompanhamento feito por um especialista, o paciente pode ter um aproveitamento completo dos benefícios da cirurgia, se ela for realizada o mais cedo possível e tomando as precauções cabíveis.

Por que a amigdalectomia é indicada?

As indicações formais de amigdalectomia podem ser por infecções bacterianas bem documentadas recorrentes, ou por aumento considerável das amígdalas a um ponto tal que prejudica a respiração por obstrução da passagem de ar.

Como é feito o procedimento?

Antes da amidgdalectomia, o paciente deve realizar  um jejum de 8 horas. Após a anestesia, que é geral, o cirurgião coloca um abridor de boca e procede à dissecção das amígdalas e realização da hemostasia (parada de sangramento).

A dissecção pode ser feita a frio (com instrumentais cirúrgicos tradicionais) ou a quente (eletrocautério, coblator e outras técnicas). A hemostasia é feita com pontos absorvíveis, que caem com o tempo.

Toda a operação é feita com a imobilização do paciente através de um decúbito dorsal e com hiperextensão cervical.

Cuidados após a cirurgia

Algumas precauções precisam ser tomadas após a cirurgia. O paciente deve seguir uma dieta líquida e pastosa, fria a gelada nos primeiros dias, com progressão gradativa orientada pelo cirurgião. Além disso, não deve ser feito esforço físico por pelo menos 15 a 20 dias.

Não há contraindicação para falar.

São prescritos analgésicos, antibióticos para uma melhor recuperação.

A principal complicação dessa cirurgia é sangramento, que pode ser leve a intenso, e ocorre em cerca de 3-5% dos casos. Por isso, recomenda-se que o paciente não viaje ou fique longe do local da cirurgia, para uma avaliação rápida, se necessário.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp