Uncategorized

Sinusite: sintomas, causas e tratamento

A rinossinusite, mais conhecida popularmente como sinusite, está entre os tipos de inflamações mais comuns no sistema respiratório. Basicamente, ela é caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face, podendo ocorrer em indivíduos de todas as faixas etárias. No entanto, é mais frequente que a doença afete pessoas alérgicas e que sofram de outros problemas respiratórios.

Além disso, é bastante típico que a rinossinusite apareça quando há a contaminação pelo vírus Influenza, que causa a gripe. Provocando dores e inchaços na região da testa, esse tipo de inflamação pode ocorrer devido aos mais diversos fatores, e é essencial que seja tratada por um médico especializado em Otorrinolaringologia. Com o acompanhamento especializado, é possível fazer com que o problema não se torne recorrente, visto que, durante a “crise” de sinusite, o indivíduo passa por uma série de incômodos.

Quer saber mais sobre rinossinusite, quais os sintomas, causas e tratamento? Acompanhe para conferir todas as informações que temos para você!

Quais são os sintomas da sinusite?

Dentre os principais sintomas dessa inflamação que atinge os seios nasais, podemos citar:

  • Obstrução nasal;
  • Secreção amarelada;
  • Diminuição do olfato;
  • Sensação de peso no rosto ou dor facial;
  • Sensação de gotejamento de secreção do nariz para a garganta;
  • Mau cheiro no nariz;
  • Crises de tosse, que costumam ser mais intensas à noite, e ocorrem mais em crianças.

Afinal, o que causa a sinusite?

Como dito anteriormente nesse artigo, é muito comum que a rinossinusite apareça como mais um dos sintomas de gripe, já que a doença pode ser causada por vírus. O problema também pode ser causado por outras questões, como infecção por bactérias e fungos e fatores alérgicos, tais como produtos químicos, perfumes e poeira (substâncias que normalmente atingem os indivíduos alérgicos).

Vale ressaltar, ainda,  que existem diversos tipos de rinossinusite é o tratamento específico deve ser avaliado por seu médico.

Em termos de cronologia, divide-se basicamente em aguda e crônica (duração maior que 3 meses).

Há também casos raros nos quais a doença é causada por tumor.

E o tratamento, como deve ser feito?

De forma geral, é comum que os médicos receitem sprays nasais, medicamentos para a gripe e antibióticos, além de recomendarem a lavagem do nariz com soro fisiológico algumas vezes ao dia. Nos casos mais simples da rinossinusite, esses remédios podem ser o suficiente para acabar com o problema.

Porém, para os que sofrem com a infecção crônica dos seios nasais, a recomendação é que se consultem periodicamente com um médico especializado em Otorrinolaringologia, que saberá indicar a solução mais adequada para cada caso. Hoje, contamos com diversas técnicas cirúrgicas para acabar com a sinusite provocada por problemas respiratórios de forma definitiva, promovendo mais qualidade de vida para o paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Envie mensagem direto no Whatsapp